O que é o VacciCheck felino?
Nossa Médica Veterinária Dra Gisele, vai responder essa e outras questões relacionadas ao kit Vaccicheck felino.
O que é o VacciCheck felino?
É um teste Dot-ELISA que avalia anticorpos IgG para Panleucopenia, Herpesvírus e Calicivírus felino.
Quais as principais vantagens do produto?
O kit está pronto para uso e não necessita de leitora, então pode ser usado em clínicas, laboratórios e hospitais veterinários. Além de fornecer resultados simultâneos para as 3 doenças em apenas 23 minutos, de forma prática e segura.
Quais as recomendações do uso do VacciCheck felino?
O VacciCheck felino irá avaliar a titulação de anticorpos IgG para 3 doenças: Panleucopenia felina (FPV) e a Gripe felina (causada pelo Calicivirus e Herpesvírus felino) que são potencialmente fatais e altamente contagiosas. Estas doenças podem ser controladas através da vacinação que pretende proteger, prevenir e evitar a transmissão dos agentes infecciosos.
Como os médicos veterinários podem usar o VacciCheck felino para melhorar a saúde e o bem-estar dos gatos na sua prática clínica?
O Médico Veterinário poderá usar o VacciCheck felino nas seguintes situações: 1. Em filhotes, após a primo-vacinação, para detectar animais não responsivos a vacina (presença de anticorpos maternos, não responsivos genéticos e/ou vacina inadequada); 2. Verificar a presença de anticorpos maternos antes de iniciar o protocolo vacinal (filhotes com altos títulos de anticorpos maternos podem não responder à vacinação até 12 semanas de idade e em alguns casos até 20 semanas) 3. Testar gatos que serão introduzidos em abrigos ou gatis e 3. Controlar a proteção em gatos geriátricos, com doenças crônicas, imunocomprometidos ou com reações adversas às vacinas, evitando assim o excesso de vacinação nesses animais.
Existe alguma idade específica em que o VacciCheck felino é mais recomendado?
Gatos adultos que receberam adequadamente o protocolo vacinal inicial incluindo o primeiro reforço após um ano, poderão ser avaliados anualmente pelo VacciCheck. No caso de filhotes que ainda não iniciaram o protocolo vacinal, o VacciCheck poderá ser feito para avaliar o títulos de anticorpos maternos e assim garantir que o protocolo vacinal seja efetivo. Lembrando que o teste deve ser feito depois de no mínimo 30 dias da última dose de vacina.
Como os resultados do VacciCheck felino podem influenciar no plano de vacinação de um gato?
Felinos vacinados contra Panleucopenia e com alto título de IgG serão considerados protegidos, um resultado negativo significa que o gato tem pouca ou nenhuma proteção, portanto, deve ser revacinado. Felinos vacinados contra Calicivírus e Herpesvírus e com alto título de IgG, não significa que estejam protegidos, mas caso se infectem desenvolverão quadros mais brandos e com menor replicação viral. A revacinação, nesse casos, dependerá do estilo de vida do gato. Com base nos resultados do VacciCheck felino o Médico Veterinário pode elaborar um protocolo vacinal individualizado, que seja eficiente para cada paciente.
O VacciCheck felino já está disponível no Brasil?
Sim! Desde o início de 2024. Pode ser adquirido por Médicos Veterinários de todo o país. A VP Diagnóstico disponibiliza treinamento online para uso do kit. Para maiores informações acesse a nossa loja virtual (www.vpdiagnostico.shop) , temos material explicativo sobre o VacciCheck disponível para download!!
Dra Gisele Ludwig Tesserolli de Andrade
Médica Veterinária, CRMV-PR 4928
Mestre em Patologia Veterinária, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Responsável pelo setor técnico e de treinamentos na VP Diagnóstico.