Luna Bella é avaliada com o teste VacciChek
Com mais de 54 mil seguidores no Instagram, e conquistando novos admiradores, Luna Bella faz o teste VacciChek.
Recentemente a VP Diagnóstico foi marcada em um post super bacana no perfil da Luna Bella no Instagram. Por lá ela “conta” sua experiência com o teste VacciCheck:
Ficamos animados com o relato e sua repercussão, e logo conversamos com a Katia Araújo, tutora da Luna Bella e Dra. Larissa Bitencourt, especialista em Nutrição Funcional Veterinária, e que foi fundamental para que a Luna fizesse o teste.
– Katia, você já conhecia o Kit Vaccicheck?
“Eu conheci através do Instagram da Dra. Larissa. Ela sempre fez muitas postagens sobre o assunto e eu me interessei bastante, pois sempre fui contra qualquer excesso. Quando criança eu tive duas poodles (meus pais que cuidavam) que viveram 18 e 17 anos respectivamente e não lembro delas terem tomado tantas vacinas ao longo da vida, e nunca tiveram nenhuma doença.
Quando resolvi ter cachorro novamente e fui pesquisar sobre o protocolo vacinal atual, fiquei realmente assustada com a quantidade de vacinas que te induzem a aplicar ao longo da vida do cachorro. Eu seguia o protocolo tradicional de vacinação mesmo sendo contra. Quando conheci o Vaccicheck um novo mundo surgiu na minha cabeça. A Luna tinha acabado de fazer as vacinas de reforço (1 ano e 4 meses) e eu decidi que quando estivesse novamente na época de vacinar, eu iria fazer o Vaccicheck antes, para só vacinar se realmente fosse necessário.”
Kátia nos conta que o Vaccicheck ainda não é muito conhecido, e que teve algumas dificuldades no caminho.
“Eu fiz o Vaccicheck por iniciativa própria, sem consultar a Dra. Larissa, mas quando chegou o resultado eu enviei imediatamente para ela, pois a considerei a pessoa mais preparada para interpretar o resultado do exame, já que ela já faz esse exame há muito tempo.
Infelizmente são raros os veterinários aqui no Rio de Janeiro que conhecem e recomendam o Vaccicheck.
Até mesmo para fazer o exame eu tive dificuldade em encontrar clínicas que fizessem. Algumas clínicas já fazem mas não sabem interpretar corretamente o resultado e relacionar com o histórico/estilo de vida do cão.“
– Katia, quais dúvidas você teve / tinha sobre o produto?
“Eram em relação às doenças que ele avaliava, e se depois de feito o exame, se ele seria válido como um “comprovante” de que as vacinas estão em dia, para os lugares onde eu preciso apresentar a carteira de vacinação. Eu resolvi anexar o resultado do exame na carteirinha e até agora está sendo aceito, mas é sempre preciso explicar.“
– Como foi a experiência de usar o Vaccicheck na Luna?“
Eu tive algumas dificuldades para conseguir fazer o exame. Primeiramente em achar algum lugar que conhecesse e fizesse o exame. Confesso que foi um pouco frustrante essa demora, mas o resultado valeu a pena. Verificamos junto com a Dra Larissa, que os anticorpos da Luna estão num índice satisfatório e não foi necessário vacinar este ano.”
A Dra. Larissa Bitencourt, que atendeu a Luna, conta mais sobre o processo:
– Dra. Larissa, como foi desenvolvido o protocolo vacinal da Luna ?
“Depois de ter em mãos o resultado do teste de titulação de anticorpos, pude então avaliar se havia necessidade ou não de uma revacinação na Luna. O resultado foi muito satisfatório:
- Cinomose Canina IgG: Score 4
- Hepatite Infecciosa Canina IgG: Score 5
- Parvovirose Canina IgG: Score 5
Diante desse resultado, cheguei a conclusão que a Luna ainda se encontra bem protegida contra as principais doenças que acometem os cães, tornando desnecessário a vacinação por pelo menos 3 anos seguintes.”
– Dra. Larissa, qual é a sua visão atual sobre a recepção do VacciCheck pelos tutores e outros profissionais da área?
“ Atuo no Rio e em Minas Gerais (juiz de Fora) além de atender pacientes do Brasil todo via consultoria nutricional on-line, e o que eu vejo hoje são tutores procurarem a Titulação de anticorpos como forma de evitar a vacinação desnecessária em seus pets e a sobrecarga vacinal.
A aceitação dos tutores ainda é bem melhor do que os colegas veterinários. Acredito que seja uma questão de tempo até que todas possam ter acesso as informações e aos novos estudos e possibilidades. Meu sonho é ver todos os colegas usarem essa ferramenta em seus consultórios um dia, assim como usam as vacinas.”
– Katia, qual é a sua dica para quem ainda não conhece o VacciCheck?
“Acredito que quando tivermos mais veterinários que trabalhem com este exame e dêem essa opção ao tutores, o processo será simplificado. Ainda temos poucos veterinários e também poucos tutores que conhecem o exame a ponto de cobrar do veterinário. Quanto mais a informação se espalhar, melhor será para os nossos cachorros.”
– Dra. Larissa, quais são os outros exames fundamentais para avaliar a saúde dos cães?
“Avaliar série vermelha e branca (hemograma completo), funções hepáticas e renais é fundamental para ter certeza que está tudo funcionando como deve. Além disso, fazer 1 ultra anualmente ajuda muito na detecção precoce de problemas de saúde.”
Saiba mais sobre a Luna Bella:
Bio
- Uma Spitz bravinha, mas bem humorada
- Idade: 2 anos e meio
- O que mais gosta de fazer: Adora passear em lugares abertos como parques, praia etc.
- Temperamento: Katia, conta que a Luna é: “simpática com os humanos (cumprimenta todos), é indiferente com outros cachorros e odeia que a peguem no colo, ou fiquem passando mão a pelo dela. Ela só permite isso com pessoas que ela já conhece. Muito esperta, adora brinquedos interativos de enriquecimento ambiental, gosta de bolas e pelúcias pequenas. Super cuidadosa, nunca destruiu nenhum brinquedo. Gosta de ser o centro das atenções em casa. Se percebe que não tem ninguém olhando pra ela, começa a uivar para chamar a atenção.”
VALE LEMBRAR que o Vaccicheck avalia apenas os níveis de anticorpos contra Parvovirose, Cinomose e Hepatatite. O protocolo vacinal é individual, elaborado por um Médico Veterinário. O animal protegido poderá necessitar de outras vacinas contra: Leptospirose, gripe canina, e etc. Não esqueça que a vacinação contra raiva é obrigatória anualmente. Para maiores informações consulte um Médico Veterinário.
Além de divulgar novas pesquisas e estudos sobre a Medicina Veterinária, no blog da VP gostamos de apresentar as experiências que tutores, veterinários e pesquisadores têm com nossos Kits sorológicos, de tipagem sanguínea, para dermatologia, bioquímicos e de reprodução. Confira outros artigos relacionados no Blog.
Consultoria Nutricional para cães e gatos / Medicina Nutracêutica e Funcional / Dietas Terapêuticas