
A importância do profissional Fisiatra Veterinário.
No dia 16 de Janeiro é comemorado o Dia do Fisiatra Veterinário! A fisioterapia veterinária desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos nossos amigos de quatro patas. Por isso, conversamos com o Dr. Patrick Infante, que compartilha um pouco das principais dúvidas e desafios dessa especialidade na Medicina Veterinária. Confira!
A Fisioterapia Veterinária é indicada para o tratamento de distúrbios ortopédicos e neurológicos em animais, causados por traumas, doenças, atividades físicas, envelhecimento, sobrepeso, entre outros fatores.
O objetivo da Fisioterapia Veterinária é restabelecer a saúde, prevenir o avanço de doenças e melhorar a qualidade de vida de animais de companhia e de competição. Além disso, a Fisioterapia Veterinária oferece benefícios significativos aos pets, aumentando o sucesso do tratamento de maneira não invasiva.
O que faz um Médico Veterinário Fisiatra? Existe diferença entre ele e um Médico Veterinário Fisioterapeuta?
O Médico Veterinário Fisiatra trabalha na área de reabilitação, para recuperar e função física do paciente, prevenção de lesões ortopédicas e neurológicas e na qualidade de vida de animais idosos.
Na Medicina Veterinária não existe esta diferença, na especialização as duas são sinônimos, existe diferença na Fisioterapia Humana, aonde o Fisioterapeuta pode exercer a atividade apenas na recuperação da função e exercícios para melhorar a mobilidade, não cabendo a ele diagnosticar ou medicar o paciente, já o Médico Veterinário Fisiatra por ter formação como clínico geral pode diagnosticar, medicar e tratar o paciente.
Quando é preciso recorrer à fisioterapia animal?
Você deve procurar um Fisiatra Veterinário quando seu pet apresentar:
* Problemas de locomoção: dificuldade para andar, mancar, fraqueza nas patas.
* Dor: sinais de dor ao se movimentar, como gemidos ou relutância em brincar.
* Lesões: após cirurgias, fraturas ou traumas.
* Doenças neurológicas: como hérnia de disco, paralisia e doenças degenerativas.
* Problemas ortopédicos: artrite, displasia coxo-femural, luxações.
* Envelhecimento: para prevenir problemas e melhorar a qualidade de vida.
Quais tipos de condições e doenças um Médico Veterinário Fisiatra trata nos animais?
Tratamos desde pequenos problemas ortopédicos como luxação de patela grau 2, onde o paciente possui dificuldade no caminhar, até doenças neurológicas como hérnia de disco, na prevenção e recuperação pós-cirúrgica. Uma área que a Fisioterapia Veterinária se destaca é no internamento, com técnicas que auxiliam e complementam a recuperação do paciente, auxiliando na analgesia, consolidação óssea e cicatrização de feridas.
Como a Fisiatria Veterinária pode melhorar a qualidade de vida de animais com problemas ortopédicos e/ou neurológicos?
A Fisioterapia Veterinária melhora muito a qualidade de vida dos pacientes. É visível para o tutor, pois tirando a dor do paciente eles ficam mais ativos, e ganham qualidade de vida e autonomia, tanto nos casos ortopédicos quanto nos neurológicos.
Quais são os tratamentos mais comuns utilizados por um Médico Veterinário Fisiatra em animais de estimação?
Magnetoterapia, estímulo eletromagnético que auxiliam na recuperação de traumas neurológicos, processos inflamatórios, redução de dor e relaxamento muscular.
Hidroterapia: exercícios dentro da água, para condicionamento físico, reabilitação de movimentos e redução de impactos para articulações.
Fotobiomodulação: utilização de laser e led para redução de processos inflamatórios e analgesia.
Eletroterapia: corrente elétrica que estimula a musculatura e promove analgesia. Com técnicas distintas.
Ultrassom: em lesões musculares e controle de dor.
E a terapia manual, para redução de edemas, relaxamento muscular e ganho de amplitude.
Quando é recomendado procurar um Médico Veterinário Fisiatra para o pet e como escolher o profissional adequado?
É recomendado procurar um Médico Veterinário Fisiatra quando o pet apresentar dificuldade de locomoção, quando apresentar dor ao fazer um carinho e nos casos problemas ortopédicos específicos de algumas raças como Pastor Alemão com displasia coxo-femural, Bulldog Francês com hérnia de disco e Spitz com a luxação de patela. Sempre procure um profissional com a especialização e procure referências com o clínico que indicou. Existem também clínicas especializadas.
Dr. Patrick Infante
Graduado em Medicina Veterinária (Unicuritiba, 2022).
Especialização em Fisioterapia Veterinária 2024.
Atua como Médico Veterinário Fisioterapeuta na Clínica Physicalpet (Curitiba, PR).
@mv_patrickinfante