Saúde cerebral, memória e cognição – Texto da Dra. W. Jean Dodds
Quais são os impactos da alimentação no controle do envelhecimento e memória dos animais?
Texto da Dra. W. Jean Dodds
Dentre os principais fatores que ajudam a controlar o envelhecimento e a memória, uma alimentação balanceada e uma quantidade moderada de exercícios são os mais importantes para nós e para os animais de estimação com quem compartilhamos nossas vidas.
Alimentos funcionais são aqueles que fornecem nutrição e função corporal ideais e melhoram a memória e a atividade cognitiva associada ao envelhecimento. Isso inclui vitaminas E e C e resveratrol (atuando como antioxidantes) junto com uma mistura de frutas e vegetais para reduzir os danos dos radicais livres.
Também são de grande importância: o ácido alfa-lipóico e a L-carnitina, pois são cofatores da mitocôndria de todas as células. As mitocôndrias são responsáveis pela respiração e produção de energia dentro das células.
Exercícios em quantidades moderadas associados com atividades que o cão possa aprender e executar também são importantes.
Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para os cães, especialmente à medida que envelhecem, porque ajudam a melhorar a saúde e função do cérebro e a retardar a perda da função cognitiva associada ao envelhecimento.
A necessidade de nutrientes essenciais aumenta não apenas durante os períodos de rápido crescimento ou reprodução, mas também na geriatria, porque a função imunológica e a biodisponibilidade de nutrientes geralmente diminuem com o envelhecimento.
Os 10 melhores alimentos para a saúde e a memória do cérebro:
Folhas verdes (folato, vitamina B 9) – couve, espinafre e mostarda
Vegetais crucíferos (folato, carotenóides) – brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas
Feijão / leguminosas (colina)
Grãos integrais (quinoa, milho, arroz, soja, sorgo, tapioca)
Cerejas (antocianinas, antioxidantes, vitaminas C e E)
Ácidos graxos ômega 3 (antioxidante, antiinflamatório)
Abóbora amarela, aspargos, tomates, cenoura, beterraba (ácido fólico, vitamina A, ferro)
Nozes (ácidos graxos, vitaminas E e B 6, folato, magnésio) CUIDADO, macadâmia e nozes não são seguros para animais de estimação
Sementes (zinco, colina, vitamina E)
Especiarias (antioxidantes, antiinflamatórios)
Outros Superalimentos Funcionais:
Ovos – ricos em proteínas de alta qualidade e colina para o cérebro e a memória
Kiwi – ricos em antioxidantes, vitaminas A, C e E, potássio, fibras
Quinoa – rico em proteínas e fibras, ferro, zinco, vitamina. E, selênio
Salmão – alto ômega-3 e ferro, baixa caloria e baixo teor de gordura saturada
Batata doce – rica em vitaminas A e C, cálcio, potássio
Dieta do tipo mediterrânea – peixes, nozes (para cães: não fornecer macadâmia, nozes; castanhas são ricas em gordura; pistache, pecã, amêndoas podem estar mofados (cuidar com aflatoxinas); alguns cães podem ser reativos ao amendoim; grãos inteiros sem glúten; azeite, produtos frescos
Evite gorduras trans e saturadas – menos laticínios, carne vermelha, alimentos fritos
Dieta saudável para o coração – também é boa para o cérebro
Abundância de ácidos graxos ômega-3 – causa 26% menos lesões cerebrais
Refeições menores ao longo do dia – ajudam na digestão
Dieta rica em frutas, vegetais e frutas vermelhas – de várias cores
Chá Verde – melhora a memória e o estado de alerta; anti-inflamatório
SINAIS CLÍNICOS DE DISFUNÇÃO COGNITIVA CANINA:
Incontinência
Confusão / desorientação em ambientes familiares
Aumento do sono / insônia
Perda de interesse em pessoas e eventos
Esquecimento dos hábitos de treinamento doméstico
Falha em reconhecer pessoas e animais familiares
Vagando sem rumo / ritmo
Perda de apetite / esquecimento de comer
Olhando para o espaço
Nível de atividade diminuído
Falta de resposta ao nome / comandos
Falha em prestar atenção
NUTRIENTES QUE AUXILIAM NA DISFUNÇÃO COGNITIVA:
Fosfatidilserina
Fosfatidilcolina
Triglicerídeos de cadeia média
Ácidos graxos ômega-3 DHA e EPA
Antocianinas
Silibinina – evita o comprometimento da memória de curto prazo e de reconhecimento, prevenção de câncer também, funciona como antioxidante, protege o cérebro de danos oxidativos.
S-adenosil metionina- melhora a fluidez da membrana do neurônio, aumenta os metabólitos da serotonina e dopamina, reduz os efeitos da depressão nas pessoas, pode ajudar pacientes humanos com Alzheimer.
Colina fosfolipídica – importante para a estrutura e função da membrana celular, aumenta a produção de acetilcolina, ajuda a reverter os sinais de distúrbios cognitivos e outros distúrbios neurológicos de animais de estimação idosos
Triglicerídeos de cadeia média, como o óleo de coco, se quebram e são absorvidos rapidamente, ao contrário das gorduras; fonte rápida de energia sem carboidratos, atravessa facilmente a barreira hematoencefálica e fornece 20% da necessidade de energia do cérebro, importante para a produção de cetonas, ajudam o organismo a usar os ácidos graxos ômega-3 com mais eficiência, ajuda o declínio cognitivo relacionado à idade, fornecendo fonte alternativa de energia cerebral
Antocianinas – são antioxidantes; também beneficiam a saúde cognitiva de cães idosos
Importante:
Evitar glúten:
Para proteger a função cerebral em pacientes geriátricos e aqueles com intolerância ao glúten, evitando trigo, cevada, centeio, aveia, a menos que rotulado sem glúten.
Associado ao comprometimento da função cerebral, incluindo dificuldades de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e problemas de memória.
A sensibilidade ao glúten pode se manifestar exclusivamente como uma doença neurológica.
Evitar carboidratos com alto índice glicêmico (IG):
Metabolismo de glicose prejudicado causado por alimentos açucarados pode levar a problemas de memória, como disfunção cognitiva canina
Alimentos com alto IG também podem levar a problemas comportamentais relacionados à fome
Carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente (portanto, rápido aumento e queda nas concentrações de açúcar no sangue), então o cão vai sentir fome mais rapidamente.
Conteúdo traduzido pela Dra. Gisele Tesseroli, Médica Veterinária da VP Diagnóstico, a partir do artigo postado no Blog da Biogal. Acesse o conteúdo original em inglês: Brain Health, Memory & Cognition
Sobre a autora Dra. W. Jean Dodds
Médica Veterinária por mais de 50 anos, formada quando as mulheres eram pioneiras. Carreira dedicada a ajudar os animais a se manterem saudáveis, prosperar e ter uma vida longa. Experiente e com trabalhos publicados em campos clínicos e de pesquisa de Hematologia, Imunologia, Endocrinologia, Nutrição e bem-estar animal. Co-autora de dois livros: The Canine Thyroid Epidemic e Canine Nutrigenomics.
Imagens: