Quais são as suas dúvidas sobre o câncer de mama em animais?
Câncer de mama em animais: descubra as respostas para as principais dúvidas sobre o tema com a Dra. Tanise Policarpo Machado.
Outubro é considerado o mês rosa, período do ano em que o câncer de mama em animais ganha destaque nas discussões sobre a saúde dos pets. Por isso, conversamos com a Dra. Tanise Policarpo Machado. A Médica Veterinária especializada em Patologia Animal e Oncologia Veterinária esclarece as principais dúvidas mais frequentes sobre a doença. Confira!
Quais são os sintomas do câncer de mama em animais?
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma do aparecimento de neoplasias mamárias nas fêmeas caninas e felinas é o aparecimento de nódulos (caroços) na região das mamas que podem estar acompanhados de vermelhidão, dor ou mesmo lesões ulceradas da pele da região afetada.
Como realizar a prevenção do câncer de mama nos pets?
A melhor forma de prevenção é através da castração que, deverá ocorrer no momento mais adequado para o seu pet, variável a depender de vários fatores que devem ser avaliados em conjunto com o Médico Veterinário.
Quais os benefícios da castração para as fêmeas?
A castração impede que a fêmea entre em cio e com isso, consequentemente evita a prenhez indesejada (isso também contribui para o controle da superpopulação) além de prevenir o aparecimento dos tumores mamários e as infecções uterinas que são de grande
Quais são as predisposições para a doença em cadelas e gatas?
Sabe-se que fêmeas não castradas, com histórico de uso de progestágenos (injeções e/ou comprimidos anti-cio), compõe o maior número de casos de neoplasias mamárias. Contudo, vale lembrar que, fêmeas não castradas e que não usaram progestágenos também têm grandes chances de desenvolver alterações.
Quando realizar os exames das mamas? Como ele é realizado?
Sempre que possível, o tutor e o Médico Veterinário devem realizar o exame físico das mamas e de toda região adjacente através da palpação. Quando detectado qualquer sinal de alteração procure imediatamente atendimento especializado.
Quais são os principais fatores de risco que levam a desenvolver tumores?
Além da predisposição genética, a não castração, o uso de progestágenos, a condição nutricional, entre outros fatores ambientais, podem contribuir para o aparecimento das neoplasias.
E os impactos do uso de anticoncepcionais?
A aplicação de progestágenos é um dos principais fatores contribuintes para o aparecimento de neoplasias mamárias em fêmeas, sejam elas benignas ou malignas.
Como é feito o diagnóstico dos tumores mamários em cadelas e gatas? Em caso positivo, qual é o tratamento?
O diagnóstico inicial poderá ser realizado com a simples palpação das mamas e de toda a região. Detectando-se alterações, é indicado que se procure atendimento veterinário para que se proceda com exame físico completo e minucioso do paciente, além de realização de exames complementares como, exames de sangue e de imagem e ainda a citologia que poderá ser realizada da lesão mamária e dos linfonodos regionais. Após, na grande maioria dos casos, realiza-se a remoção cirúrgica que deverá sempre ser acompanhada da realização do exame histopatológico. De posse de todas essas informações, o Médico Veterinário poderá verificar ainda a necessidade de tratamento adjuvante, como a realização da quimioterapia.
Qual a taxa de casos malignos e benignos em caninos e felinos?
Acredita-se que, para as fêmeas caninas, aproximadamente 50% das neoplasias mamárias sejam malignas. Nas gatas, esse índice pode ser de aproximadamente 80% sendo a maioria deles de curso agressivo.
Dra. Tanise Policarpo
Médica Veterinária pela UPF
Residência em patologia animal UPF
Mestrado em Bioexperimentação UPF
Pós-graduanda em Oncologia Veterinária Qualittas
Médica Veterinária Oncologista na Mais Vida Oncologia Veterinária em Passo Fundo/RS
Médica Veterinária Patologista no Laboratório de Patologia Veterinária PatoHelp em Passo Fundo/RS
Instagram: @tanisepolicarpo
Visite outros conteúdos do nosso Blog!
Quais são as suas dúvidas sobre a Oncologia Veterinária?
Longevidade pet. Quais os caminhos para o bem-estar animal?
Créditos das Imagens:
Foto de Lisa Fotios
Foto de Caio
Foto de Couleur