Giardíase canina: conheça a doença, prevenção e o tratamento.
Quais são as suas dúvidas sobre a Giardíase canina? Para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a Giárdia e suas consequências para os pets, conversamos com a Dra. Fernanda C. Kandalski Bortolotto é Médica Veterinária, doutora em Saúde Animal, Tecnologia e Produção Animal. Confira!
O que é Giardíase?
Giardíase é uma infecção causada por um protozoário que parasita o homem e diversas espécies de animais, principalmente os cães.
Quais são os sinais clínicos da Giardíase canina?
A infecção por giárdia nos cães pode ser inaparente ou associada a quadros de diarreia. Diarreia geralmente pastosa, com presença de muco e odor fétido. Podem ocorrer vômitos e filhotes geralmente apresentam perda de peso e desidratação.
Como ocorre a transmissão da Giárdia para o cão?
A transmissão da giardia ocorre a partir da ingestão dos oocistos do protozoário. Estes podem estar presentes na água ou em alimentos, assim como diretamente nas fezes de outros animais, com as quais o pet entra em contato durante os passeios.
Como é feito o diagnóstico da Giardíase em cães?
O diagnóstico é feito pelo exame de fezes ou por testes rápidos.
Qual o tratamento para Giardíase canina? Em quanto tempo o cão estará curado?
O tratamento deve ser realizado com base em antibióticos como o metronidazol ou vermífugo como o fembendazol. Em 5 dias elimina-se a giárdia do cão. É preciso ficar atento para os cuidados com possíveis re-contaminações, devido a cistos que ainda estejam no ambiente.
A Giárdia que infecta cães pode ser transmitida para seres humanos?
Sim, a giardíase é considerada uma zoonose, acometendo principalmente crianças.
O que fazer para prevenir a Giardíase canina?
Para prevenção deve-se fazer rotineiramente administração de vermífugos, limpeza dos ambientes e para animais que saem para passear na rua com frequência a vacinação é uma boa alternativa para prevenir que cães se contaminem.
Dra. Fernanda C. Kandalski Bortolotto é Médica Veterinária formada pela UFPR (2001). Realizou especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (2007), especialização em Tecnologia de Carnes (2011). É mestre em Ciência Animal (PUC, 2014). É doutora em Saúde Animal, Tecnologia e Produção Animal (PUC, 2019). Atualmente trabalha como educadora e pesquisadora no Centro Universitário Unicuritiba.
Instagram @fer.bortolotto.medvet
Realize o diagnóstico para Giárdia de forma rápida e segura.
Conheça o FASTest® CRYPTO-GIARDIA Strip e adquira em nossa loja virtual aqui.
Créditos das Imagens: Pexels