Estudantes de Medicina Veterinária testam o kit Vaccicheck®
Alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (UNESA), do Rio de Janeiro, realizam atividade em laboratório utilizando o kit Vaccicheck®.
Em atividade realizada na disciplina de Imunologia, ministrada pelo Doutor em Microbiologia e Médico Veterinário Flávio Gimenis Fernandes, os alunos Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (UNESA) utilizaram o kit Vaccicheck®.
A ideia do professor e pesquisador foi estimular seus estudantes para avaliar o estado imunitário de animais através de um teste rápido e que fornece resultados eficazes. Com o uso do Vaccicheck® os alunos puderam realizar verificação prática de títulos vacinais e a validação pós-vacinação em amostras de sangue e plasma.
As amostras utilizadas durante a experiência foram colhidas em animais que iriam realizar o reforço vacinal durante o período. A maioria dos testes realizados indicaram as titulações entre S4 e S6, algo que chamou a atenção dos estudantes.
A experiência prática é fundamental para que os graduandos realizem a aplicação e interpretação de técnicas diagnósticas na medicina veterinária, correlacionando o diagnóstico e prognóstico das doenças infecciosas e parasitárias que acometem cães e gatos.
O VacciCheck® é um kit de avaliação rápida para a verificação vacinal. Ele é utilizado para a checagem do estado de imunidade de cães sobre três patógenos: Hepatite infecciosa Canina (ICH/CAV), Parvovirose Canina (CPV) e a Cinomose Canina (CDV). Aqui no Blog contamos mais sobre o uso do Vaccicheck® e você pode conferir aqui.
A VP Diagnóstico conversou mais com o professor e pesquisador Flávio Gimenis Fernandes – D.Sc. sobre a experiência e você pode conferir abaixo:
VP Diagnóstico – Professor, essa foi a primeira vez que o Vaccicheck® foi utilizado em uma experiência prática junto aos alunos? Esse tipo de teste rápido já é utilizado pelos acadêmicos?
Primeira vez e espero que hajam outras. Os alunos, através de outras parcerias estão conhecendo outros testes rápidos, mas nesse caso de diagnóstico.
VP Diagnóstico – Quais foram as impressões dos estudantes e qual a importância de atividades como essa para a formação de novos profissionais?
A impressão foi a melhor possível. Acredito numa nova classe de profissionais veterinários adeptos das novas práticas e tecnologias e se libertando dos “achismos”. Kits simples como Vaccicheck® comprovam isso.
VP Diagnóstico – A pesquisa na área imunológica é de grande importância para a evolução da Medicina Veterinária. Quais são os desafios que os jovens profissionais devem enfrentar dentro e fora da academia nesse cenário?
Primeiramente a resistência dos profissionais a mudanças, fazê-los acreditar que por mais resistentes que sejam, as novas técnicas chegaram para mudar o cenário da imunologia na profissão e utilizar as “armas” que nós temos para realizarmos um serviço de excelência.
VP Diagnóstico – Com o teste VacciCheck® é possível obter os resultados para três doenças: ICH/CAV, CPV e CDV, simultaneamente em 28 minutos. Quais outras vantagens o Sr. destacaria nesse produto?
Sensibilidade e especificidade adequadas para um excelente teste de imunodiagnóstico.
Flávio Gimenis é Professor e pesquisador. Graduado em Medicina Veterinária, Especialista em Microbiologia, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Extensionista no projeto Global Incidence of Multidrug-Resistant Tuberculosis no Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa – Portugal (IHMTL).
Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Professor Flávio Gimenis, acesse o site dele aqui. Se você deseja realizar uma atividade semelhante junto ao seus acadêmicos, entre em contato com a VP Diagnóstico.