Estudantes de Medicina Veterinária da UniCEUB utilizam os Kits da VP Diagnóstico
Alunos do UniCEUB utilizam os Kits ImmunoComb VacciCheck® Parvovirose & Cinomose & Hepatite IgG e ImmunoComb Neospora caninum em atividade prática.
Recentemente o Dr. Lucas Edel Donato, Médico veterinário, consultor OPAS/OMS e Prof. Universitário realizou atividades práticas com os alunos de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. As atividades foram realizadas na aula prática da disciplina de Diagnóstico Aplicado a Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Confira o bate-papo que tivemos com o Dr. Lucas abaixo:
Professor, essa é a primeira vez que o ImmunoComb Neospora caninum é utilizado junto aos alunos?
Sim, foi a primeira vez em que foi realizada essa técnica diagnóstica na instituição no curso de medicina veterinária.
Qual foi a recepção dos alunos no uso deste teste para diagnóstico de neosporose bovina?
Foi bem interessante, pois eles de fato conseguiram realizar uma técnica diagnóstica que não fosse um teste rápido. Todos eles desconheciam a técnica do ImmunoComb, e ficaram muito satisfeitos por fazerem parte de um processo no diagnóstico de uma doença de extrema relevância no que concerne a produção de bovinos.
Quais outras vantagens o Sr. destacaria nesse produto?
Dentro do meu ponto de vista, as principais vantagens são: baixa complexidade na operacionalização e facilidade na execução a campo. Destaco que estes pontos não tornam a técnica simples, e não devemos encarar a facilidade na operacionalização com a negligência na execução.
Quais são as vantagens do uso do VacciCheck ® ️ em atividades junto aos alunos?
Os alunos ainda não haviam feito a técnica presencialmente, e vejo com extrema importância o conhecimento e difusão da ideia de realizar testes de soroconversão no monitoramento dos protocolos vacinais. E esse tipo de atividade conseguirá fomentar a redução e evitar imunizações desnecessárias.
Testes de diagnóstico rápido já são utilizados pelos acadêmicos em atividades práticas?
Sim, já utilizei alguns testes imunocromatográficos durante as aulas e atividades práticas
Qual foi a recepção dos alunos com a proposta da atividade? Eles já tinham conhecimento do produto?
Eles conheceram a técnica após uma aula que lecionei sobre protocolos vacinais, e durante o processo de execução observei a curiosidade deles em verificar se os animais tinham ou não titulação de anticorpos, pois as amostras biológicas utilizadas foram de cães dos discentes.
As pesquisas na área de Imunologia são muito importantes para a Medicina Veterinária. Quais são os desafios que o cenário desperta para os novos profissionais?
Vejo que a Imunologia na área da veterinária é muito negligenciada e o discente acaba não absorvendo e entendendo a real necessidade deste conhecimento. Por ser uma disciplina em que o conteúdo pode ser abstrato, em alguns momentos faz com que eles não visualizem a utilização deste conhecimento na clínica.
Qual a importância de atividades como essas para a formação de novos profissionais?
A integração entre teoria e prática consegue selar uma linha de raciocínio tornando melhor o aprendizado na complexidade existente.
Quais outras vantagens o Sr. destacaria nesse produto e seu uso na prática veterinária?
Irei pontuar algumas vantagens:
– a participação dos discentes em processos práticos faz com que gere uma motivação no qual eles se deslumbram como um médico veterinário;
– Facilidade na execução da técnica;
– Boa reprodutibilidade e acurácia;
– Utilização de uma plataforma inovadora.
As instruções utilizadas foram apenas a partir dos guias impressos ou também foram utilizados os tutoriais em vídeo?
Sim, os vídeos e instruções impressas foram suficientes para realização da técnica.
Dr. Lucas Edel Donato
Médico veterinário, consultor OPAS/OMS e Prof. Universitário no UniCEUB
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Vila Velha-ES, mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Técnico do Programa Nacional das Leishmanioses do Ministério da Saúde, e docente no Centro Universitário de Brasília (Ceub)
Fontes:
ImmunoComb Neospora caninum https://www.instagram.com/p/CUi6H_rlV4H/
VacciCheck https://www.instagram.com/p/CVh9a-mFLxT/
@vpdiagnostico @gabb_araujo @_thaynaaires @juliarql @foxandrollpoms