Cuidados com os animais durante a primavera
Saiba como manter a saúde dos pets em dia durante a primavera.
A Dra. Josieny Portugal Roble Gonçalves esclarece dúvidas sobre o tema.
A primavera é uma estação considerada agradável para os pets. Sem o frio intenso do inverno e das altas temperaturas do verão, há um período agradável para os animais, mas também exige que os tutores tenham alguns cuidados extras, principalmente com o sistema respiratório e com a pele dos pets.
Conversamos com a Dra. Josieny Portugal Roble Gonçalves, Médica Veterinária e especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais e Dermatologia, explica algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Confira.
Quais são os principais cuidados com os pets durante a primavera?
Devido ao aumento da temperatura nessa estação, deve-se evitar passeios nos horários mais quentes do dia (entre 10 e 16 horas). Fornecer água fresca à vontade. As refeições também devem ser fornecidas nos horários mais frescos do dia. Importante realizar controle eficaz contra ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e endoparasitas (verminoses)
Quais são as doenças mais comuns durante a estação?
Ocorre alta incidência de alergias respiratórias devido ao aumento de pólen das flores. Os pets podem apresentar: tosse, espirros, secreção ocular e nasal. Também há aumento de doenças dermatológicas e nesse período ocorre aumento da queda de pelos. Nos cães: sarnas, disqueratoses, alergias e piodermites. Nos gatos: micoses, sarna otodécica, escabiose e alergias. Também aumenta a ocorrência de infestações por pulgas e carrapatos.
Quais são as plantas comuns da primavera que devem ficar longe dos animais?
Além do pólen das flores temos algumas plantas típicas da primavera que são tóxicas, por exemplo: Azaleia, Hera, Hortência, Antúrio e Copo de leite. Por isso, ao passear com seu pet ou deixa-lo solto no jardim, é importante estar atento à presença ou possível ingestão dessas plantas. Também deve-se cuidar com o contato com insetos venenosos comuns dessa época do ano como abelhas, vespas, marimbondos e aracnídeos.
O importante é levar o pet ao Médico Veterinário imediatamente, independente da gravidade dos sinais clínicos.
Em 2021 a primavera começa na quarta-feira, 22 de setembro e vai até terça-feira, 21 de dezembro, por isso, vale a pena proporcionar o bem-estar dos animais com as nossas dicas:
Três dicas para manter os animais ativos e seguros nesses meses.
1.Os banhos devem ser com água morna para fria e sempre secar bem ( deixar os pelos úmidos transforma a pele em um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias).
2. Colocar mais tigelas de água pela casa para estimular a ingestão de líquidos e manter seu pet hidratado.
3. Realizar controle de pulgas e carrapatos no intervalo de tempo adequado para evitar infestações.
Dra. Josieny Portugal Roble Gonçalves, Médica Veterinária formada pela Universidade Federal do Paraná (2001), tem Pós-Graduação em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005) e em Dermatologia de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (2014).
Siga a Dra. Josieny Portugal no Instagram @drajosi.vet
Créditos das imagens: Pexels | www.pexels.com