A importância da Saúde Oral em Cães e Gatos
A Saúde Oral é um dos temas de conscientização do Maio Amarelo. Convidamos a Dra Rebeca Bacchi, especializada em Odontologia Veterinária, para responder os principais pontos desse tema tão importante na clínica de pequenos animais.
Como a saúde oral está relacionada à saúde geral dos cães e gatos?
Inflamações e infecções da cavidade oral podem causar dor, dificuldade para se alimentar, sangramento gengival, perda de dentes, halitose, entre outros sinais clínicos. Além desses sinais, que podem comprometer a capacidade de ingestão de alimento, as bactérias e as substâncias inflamatórias da cavidade oral podem alcançar a circulação sistêmica e causar lesões em outros órgãos. Essas lesões podem ser silenciosas e ocorrerem de maneira crônica, prejudicando a qualidade e a expectativa de vida dos cães e gatos.
Como a dieta pode afetar a saúde oral?
Alimentações secas, como as rações, promovem a abrasão sobre a superfície dentária, auxiliando na remoção da placa bacteriana. No entanto, para àqueles animais que quase não mastigam o grão da ração, esse efeito pode não acontecer. Atualmente, muitos pets fazem uso de alimentação natural e uma pergunta frequente é qual o tipo de alimentação é melhor para a saúde oral. E a resposta é: depende. Se o animal mastigar a ração seca, esta irá promover benefício nesse sentido.
Um ponto importante é sobre o uso de ossos naturais na alimentação ou como fonte de distração. Eles frequentemente causam fraturas dentárias.
Quais são os sinais de problemas dentários em cães e gatos?
Os sinais mais comuns são: halitose, passagem das patas sobre a face, hábito de esfregar o focinho no chão ou em objetos, gengiva avermelhada, dentes com cálculo dentário, perda de dentes, redução do apetite, dificuldade para apreender o alimento ou beber água, sangramento oral e dentes fraturados.
Qual é a importância da escovação regular dos dentes dos pets?
A escovação deve ser feita uma vez ao dia com creme dental veterinário, pois eles não contem flúor e nem detergente (responsáveis pela espuma nos cremes dentais humanos), além de serem palatáveis. É recomendável a utilização de uma escova infantil macia. A escovação diária evita o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, o cálculo dental (tártaro), que são responsáveis pela doença periodontal. A doença periodontal é a principal afecção da cavidade oral dos pets, acometendo 8 a cada 10 animais.
Que tipo de cuidados veterinários regulares são necessários para garantir a saúde bucal dos animais de estimação?
Os cuidados primordiais para a manutenção da saúde oral é realizar a escovação uma vez ao dia, consultar um médico veterinário especializado em odontologia uma vez ao ano, fornecer alimentação de qualidade e não fornecer ossos naturais ou objetos duros (chifres, cascos e brinquedos diversos que sejam rígidos demais), pois podem causar fratura dentária.
Dra Rebeca Bacchi, Médica Veterinária especializada em Odontologia Veterinária.
Doutorado com ênfase em consequências sistêmicas da doença periodontal.
Sócia proprietária da NRCare Odontologia Veterinária, vinculada ao Hospital Veterinário Clinivet.
Responsável pelo serviço de odontologia do Hospital Veterinário Onsen.
Professora no curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo.
Professora de cursos de especialização de Odontologia Veterinária no Brasil.
Diretora Científica da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária – ABOV.
Idealizadora e Host do PetDocCast – o podcast da família multiespécie.