MÉTODOS SOROLÓGICOS PARA O DIAGNÓSTICO DA PARVOVIROSE CANINA
A Parvovirose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta o trato gastrointestinal. Os principais sinais clínicos em cães infectados são: diarreia com odor fétido e hematoquezia. Afeta principalmente filhotes com idade entre 6 semanas e 4 meses e que ainda não foram vacinados ou imunossuprimidos.
O período de incubação da doença varia de 4 a 14 dias.
O vírus se dissemina por todo o sistema linfático e circulatório do cão, afetando diversos órgãos, como timo, baço, fígado, medula óssea e intestino.
Métodos diagnósticos:
Detecção do vírus no sangue 3 a 5 dias após infecção: Após este período, resultado NEGATIVO, utilizando técnica para detecção do vírus, resulta em falso negativo.
Detecção do vírus nas fezes: 3º dia após infecção e por mais de 10 dias, ocorrendo de forma intermitente. Resultado NEGATIVO, pode ser um diagnóstico falso negativo.
Detecção do ANTICORPO IgM no sangue: 5 a 20 dias da infecção. Como a Parvovirose tem curso clínico agudo, a determinação de anticorpos IgM no sangue proporciona diagnóstico preciso. Cães vacinados 20 dias antes do teste de IgM e sem sintomas, pode ser resposta vacinal.
Nos casos em que a vacina não conferir proteção, teremos uma titulação de anticorpos IgM positiva e com sintomas.
O kit ImmunoComb Parvovirose e Cinomose IgM é uma excelente ferramenta diagnóstica, pois determina no soro de cães, os níveis do anticorpo IgM contra o Vírus da Parvovirose canina (CPV) e Vírus da Cinomose canina (CDV), tanto na infecção como na vacinação. Detecta a infecção a partir do 5º dia
Saiba mais sobre o kit ImmunoComb Parvovirose e Cinomose IgM: Guia Rápido Kit Parvo & Cino IgM
Imagem: Pexels