Conheça o ImmunoComb da Biogal
A linha ImmunoComb da Biogal foi criada para a titulação de anticorpos para várias doenças infecciosas de caninos, felinos e bovinos.
Os principais pilares do sistema imunológico são os anticorpos, proteínas específicas que se ligam a um agente estranho e são capazes de neutralizá-lo e convocar outras células do sistema imunológico para entrar na luta.
Dado o estilo de vida da maioria dos animais, não é nenhuma surpresa que eles estejam sob constante ameaça de invasão microbiana, com seus anticorpos trabalhando horas extras tentando lutar contra agentes estranhos que entram no organismo.
Esses anticorpos também podem servir como marcadores diagnósticos que indicam a exposição prévia a um patógeno específico, um agente causador de doenças.
Dependendo das informações combinadas sobre a quantidade de anticorpos, sinais clínicos e histórico de vacinação do animal, o resultado pode indicar proteção vacinal, infecção recente ou infecção passada.
Apresentando o ImmunoComb:
O teste de diagnóstico ImmunoComb® da Biogal procura anticorpos específicos no sangue dos animais de estimação.
O ensaio ImmunoComb é semelhante em princípio ao que é denominado ELISA, um ensaio imuno-absorvente ligado a enzimas. No entanto, é muito mais fácil de operar. O kit ImmunoComb contém todos os reagentes necessários para o desenvolvimento do teste, dispensando o uso de equipamentos necessários para o ELISA clássico como dispensadores especiais, lavador automático ou leitor eletrônico de placas.
O ImmunoComb é baseado em dois componentes, o pente e a placa.
Os doze dentes do pente são ativados com antígenos específicos localizados em pontos. Os antígenos são “pequenos fragmentos” dos agentes de doenças testados, depositados no pente. A placa contém 6 poços preenchidos com diferentes reagentes que possibilitam o desenvolvimento do ensaio. Semelhante ao ELISA clássico, esses reagentes têm funções comuns. No entanto, como eles estão contidos na placa de desenvolvimento, eles permitem um desenvolvimento de ensaio simples e rápido.
Como funciona?
Primeira etapa
A primeira etapa do ensaio é adicionar uma amostra ao poço A da placa. O pente é então inserido neste poço. Se um único paciente for testado, um dente pode ser cortado do pente de doze dentes. O dente, o pente parcial ou o pente completo (dependendo do número de pacientes) são então incubados no poço A por alguns minutos, dependendo da doença testada e do kit em uso.
Durante a incubação, anticorpos específicos, se presentes na amostra, ligam-se aos antígenos depositados no pente. Esta ligação é única e semelhante a um mecanismo de chave e buraco de fechadura. Os anticorpos não específicos ligam-se fracamente e são removidos ao longo dos passos seguintes.
Segunda etapa
Durante a segunda etapa, o pente é transferido do poço A para o poço B. Durante a incubação no poço B, uma solução de lavagem especial remove os anticorpos não específicos ligados, deixando os anticorpos específicos que estavam presentes na amostra ligados ao antígeno do pente.
Em seguida, o pente é transferido do poço B para o poço C. Neste poço, há uma conjugação entre um anticorpo secundário com uma enzima quimicamente ligada. Esta conjugação reconhece anticorpos naturais específicos para o animal testado. Durante a incubação no poço C, os conjugados se ligam aos anticorpos que permanecem ligados aos antígenos no pente.
Para simplificar, imagine uma competição de torre humana composta por um pai equilibrando o filho nos ombros enquanto o menino equilibra a irmã mais nova. O pai é comparado ao antígeno, o menino aos anticorpos específicos, enquanto a irmã é o conjugado.
Demais etapas
Nas próximas duas etapas, o pente é movido para dois poços de lavagem adicionais, semelhantes ao poço B, removendo materiais não específicos ligados.
Na última etapa, o pente é movido para uma solução de substrato para uma breve incubação. A formulação do substrato contém um produto químico incolor que é digerido pelo conjugado do poço C.
A digestão realizada pela parte enzimática do conjugado cria um produto cinza escuro. Este produto colorido digerido será depositado no pente somente se o conjugado estiver presente. Os produtos digeridos do conjugado serão localizados nos pontos de antígenos no pente apenas se houver anticorpos específicos na amostra de sangue.
Na analogia da competição de torre humana, os vencedores são aqueles cujo participante mais jovem conseguiu puxar uma bandeira de um mastro alto. Somente uma torre completa permitirá que eles alcancem essa altura. Portanto, acenar a bandeira, como a reação colorida (ponto cinza) no ImmunoComb, indica que todas as etapas anteriores essenciais ocorreram. Indiretamente, uma bandeira significa que um menino segurando sua irmã deve estar presente na torre e um ponto cinza no ImmunoComb significa que anticorpos específicos para um determinado agente de doença devem estar presentes; portanto, o paciente foi exposto ao agente da doença.
Para saber mais sobre os produtos da VP Diagnóstico e da Linha ImmunoComb clique aqui
Conteúdo original Biogal – Galed Labs: https://www.biogal.com/blog/what-is-the-immunocomb-2/
Créditos das imagens: Pexels | www.pexels.com