A imunidade do Baby Blistol
Baby Blistol fez o teste VacciCheck. O cãozinho foi avaliado para Hepatite Infecciosa Canina, Parvovirose Canina e Cinomose.
O Laboratório Veterinário Pró Vita, que é especializado em Patologia Clínica e está acompanhando a jornada do Blistol . Conversamos com a Dra. Ana Laura D’Amico, que conta mais sobre o teste VacciCheck feito no cãozinho.
Uma nova oportunidade para Blistol
Baby Blistol nasceu em janeiro de 2020 e renasceu no mês de maio, quando foi adotado. Nascido em um canil, aos três meses de vida Blistol foi levado a um veterinário com a solicitação de eutanásia, pois tinha uma deficiência que o impedia de andar e se desenvolver. O veterinário não realizou o procedimento e cuidou do cãozinho por alguns dias. Como não podia ficar com o animal, em pouco tempo encontrou novos tutores para o bichinho. Em sua nova casa, Blistol ganhou uma nova chance, e está fazendo o tratamento para o seu diagnóstico: luxação atlanto axial de origem congênita e/ou traumática em consequência de malformação. Além de todos os exames, tomografias e fisioterapia, Baby Blistol também foi avaliado com o teste VacciChek.
No perfil criado pela família no Instagram, Blistol conta sua jornada e cativa os seguidores com sua superação em cada etapa do tratamento.
O teste Vaccicheck do Baby Blistol foi realizado no Laboratório Veterinário Pró Vita, que é especializado em Patologia Clínica e está acompanhando a jornada do cãozinho. Conversamos com a Dra. Ana Laura D’Amico sobre o caso do Blistol:
Quais são os exames iniciais que devem ser realizados em um animal adotado?
O primeiro e principal exame que um animal adotado precisa é o exame clínico. É nele que o veterinário poderá verificar a existência de problemas e então selecionar quais exames laboratoriais serão necessários para confirmar ou excluir as suas suspeitas. Além disso, é válido sempre excluir as principais doenças infecciosas da região, mesmo que o animal ainda não apresente sinais clínicos.
Como conheceu o Blistol e como o Laboratório Pró Vita entrou na história do cãozinho?
O Blistol foi adotado por uma cliente e amiga muito querida. A Dra. Marcela é nossa super parceira do laboratório e possui a melhor família que esse cão poderia ter encontrado. Foi surpreendente para eu ver o quanto a Má não mede esforços para ajudar o Blistol! Ele é tão fofo que conquistou a todos e hoje está um mimado… risos!
Resultado do terceiro teste Vaccicheck aplicado no Blistol : “o que pudemos observar, foi que consegui melhorar minha imunidade para parvovirose que estava no S4! Porém não saio do “S2” na cinomose! O que pode dizer que talvez eu faça parte daqueles 5% da população que não imuniza contra alguma doença (normalmente parvovirose ou cinomose)! Já que o ideal é estar entre S4 e S5.”
Como o Vaccicheck auxilia na avaliação dos animais e como sente a experiência com o produto?
Com o Vaccicheck é possível triar como está o sistema imunológico do paciente para três importantes doenças infecciosas. Apesar de sua principal aplicação clínica ser para avaliar resposta imune após a vacinação, em animais resgatados ele também pode ser utilizado até para triar possibilidade de contato prévio com esses vírus.
Os médicos veterinários já conhecem o produto, qual é a receptividade?
Acredito que para os veterinários ainda é um produto misterioso. Eles precisam solicitar mais o Vaccicheck para se sentirem mais confiantes na interpretação do resultado e na conduta clínica a ser tomada.
A Dra. Ana Laura D’Amico já esteve em nosso blog para falar sobre a importância do diagnóstico de Toxoplasmose, sua prevenção e relação com outras doenças infecciosas em felinos. Confira.
Dra. Ana Laura D’Amico
Formada em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2008. Realizou residência médico-veterinária na área de Patologia Clínica de 2008 a 2010. Possui Especialização em Urgências Médicas e Terapia Intensiva pela Qualittas. É Mestre pela Universidade Federal do Paraná em Ciência Animal, com ênfase em Patologia Clínica. Hoje faz MBA em Gestão Empresarial, é professora da Qualittas, da VeteduKa e sócia proprietária do Laboratório Veterinário Pró Vita, em Curitiba-PR.
O Pró Vita é especializado em patologia clínica e tem como responsável técnica a médica veterinária Drª Ana Laura D’Amico Fam, graduada e com residência médico veterinária em Patologia Clínica pela PUC-PR. Especialização em urgências e emergências Clínico-cirúrgicas de animais de companhia pelo Instituto Qualittas de Pós-Graduação. Especialização em patologia clínica veterinária pelo Instituto Qualittas de Pós-Graduação realizado com bolsa integral como prêmio pelo 3º melhor trabalho do Congresso MedVep (2001). Mestrado em ciências veterinárias, com ênfase em patologia clínica e professora do Instituto Qualittas de Pós-Graduação.
Siga no Instagram