Diagnóstico de gestação em cadelas e gatas
A gestação nessas espécies deve ser diagnosticada precocemente para garantir a saúde dos filhotes e da fêmea.
O tempo de gestação de cadelas e gatas é de aproximadamente 63 dias, por isso merece muita atenção. É um período curto quando comparado a outras espécies animais, logo, deve ser diagnosticado precocemente para garantir a saúde dos filhotes e da fêmea.
Recentemente, a Dra. Monica Amaral e o Dr. Guilherme Furman realizaram uma série de testes utilizando o FasTest Relaxin® (detecção de relaxina no sangue). A Dra. Mônica nos conta mais sobre a importância do diagnóstico precoce de prenhez em cadelas e gatas.
- Como os médicos veterinários costumam fazer o diagnóstico de gestação em cadelas e gatas?
Basicamente os métodos utilizados para diagnóstico de gestação incluem: palpação abdominal, radiografia, ultrassonografia e dosagem de relaxina. A técnica mais utilizada é a ultrassonografia, por ser segura e permitir calcular a idade gestacional, número aproximado de fetos e a viabilidade destes fetos.
- Qual a importância do diagnóstico precoce da gestação em cadelas e gatas?
É importante para que se inicie os cuidados pré-natais com a fêmea gestante. Estes cuidados incluem: controle de peso, restrições de atividades físicas, evitar utilização de medicamentos e uma alteração no manejo alimentar e realização de vermifugação a partir de 40 dias de gestação.
- Os tutores reconhecem a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento veterinário durante a gestação das cadelas e gatas?
Sim, principalmente os criadores éticos.
- Qual o diferencial do FasTest Relaxin® em relação a outros testes disponíveis no mercado?
A precocidade do diagnóstico a partir de 24 dias pós-ovulação e resultados bem conclusivos quando realizados corretamente.
- O que é a relaxina?
Relaxina é um hormônio produzido predominante pela placenta, responsável por inibir a contração do útero durante a gestação e pelo relaxamento dos ligamentos da pelve no momento do parto, além de ser utilizado no diagnóstico de gestação.
- Quais são as melhores formas de monitorar uma gestação, aliadas ao FasTest Relaxin®, em gatas e cadelas?
A associação com ultrassonografia para confirmar a idade gestacional e a radiografia para detectar o número de fetos (a partir de 40 dias de gestação).
- Quais as diferenças entre as gestações de gatas e cadelas?
Contando a partir do cruzamento, a gestação na cadela varia de 58 a 63 dias. Nas gatas este intervalo é bem mais variável, de 52 a 74 dias.
- O FasTest Relaxin® dá um resultado rápido em caso de aborto espontâneo ou a pseudoprenhez. Nesses casos, qual o tratamento indicado para os animais que passam por esses traumas.
Os casos de abortos precisam ter a causa investigada para um tratamento apropriado. Eles podem ser causados principalmente por agentes infecciosos, administração de medicamentos, alterações hormonais ou traumas. Dependendo da causa, é estabelecido um tratamento específico.
Saiba mais
Os testes rápidos para detecção de hormônios no sangue, como o FasTest Relaxin®, são uma das formas de detectar a prenhez precocemente em cadelas e gatas. Um exemplo de hormônio que pode ser detectado nesse período é a relaxina. A placenta é o principal local de secreção da relaxina em cadelas e gatas e pode ser detectada do 22º ao 28º dia pós-ovulação em cadelas prenhes e ao 29º dia pós-ovulação em gatas prenhes. A relaxina pode ser usada como indicadora de prenhez, monitoramento de prenhez (se houver risco de aborto) e para exclusão de pseudogestação em cadelas e gatas.
Monica Correia do Amaral, médica veterinária e mestre em ciências veterinárias pela UFPR. Especialista em reprodução canina e proprietária da Clínica Veterinária Progênie em Curitiba – PR. Diretora Genealógica do Kennel Club da Grande Curitiba e juíza de todas as raças pela CBKC.
Contato:
Facebook: https://www.facebook.com/blendale.kenel
Instagram: @clinicaveterinariaprogenie
Conteúdo:
Dra. Gisele Tesserolli de Andrade
Produto Relacionado: