Saiba quais são os principais cuidados hepáticos em animais
Conversamos sobre as doenças hepáticas e a importância dos cuidados com os pets com Dra. Rita Maria Venancio Mangrich Rocha.
Para entender mais sobre os cuidados em relação aos animais hepatopatas, conversamos com a Dra. Rita Maria Venancio Mangrich Rocha sobre as principais dúvidas que os tutores possuem sobre o assunto. Confira.
Quais são as principais funções do fígado e como atua no metabolismo?
O fígado é um órgão de transformação, substituição de função e armazenamento do organismo. Desempenha tantas funções distintas que não pode ser substituído por equipamentos. Metabolicamente, tem papel significativo na manutenção da glicemia em equilíbrio, quer seja pela conversão do excedente de glicose em lipídeos, quer pela conversão de substâncias com potencial gliconeogênico. Outros fatores metabólicos importantes estão relacionados também com a manutenção do equilíbrio de colesterol, a transformação de aminoácidos e a transformação de metabólitos em produtos de excreção como a conversão de amônia em ureia.
Quais são os principais sinais de que algo não está certo com o fígado do cão?
Inicialmente os sinais podem ser inespecíficos com vômitos, mal-estar geral e eventualmente diarréia. Com a evolução da doença e dependendo da causa de base, o animal pode apresentar icterícia, prostração, inapetência, apatia e anemia.
Quais são as causas das doenças hepáticas em cães?
Os cães como as outras espécies, podem desenvolver doenças hepáticas por causas infecciosas (Hepatite Infecciosa, por exemplo), neoplásicas (primárias ou metastáticas), circulatórias (como na insuficiência cardíaca congestiva), tóxicas e traumáticas.
Quais exames são necessários para auxiliar no diagnóstico de doença hepática?
Os exames podem ser divididos naqueles que avaliam lesão de “extravasamento” como a quantificação sérica de enzimas como a ALT e AST; que avaliam a colestase como a quantificação sérica de FA e a GGT e naqueles que avaliam a FUNÇÃO do órgão quando efetivamente avaliamos a capacidade de converter amônia em ureia, sintetizar albumina, controlar glicose e colesterol, além de exames como ácidos biliares. Todos os testes de função podem apresentar alterações também na dosagem de suas concentrações no soro do paciente.
O fígado é o único órgão capaz de regeneração completa, porém, precisa de cuidados preventivos para ser saudável. Quais são eles?
Além da dieta equilibrada, um cuidado importante deve ser tomado com relação aos petiscos e alimentos oferecidos aos animais que não são necessários a uma nutrição básica. Tais alimentos podem ser usados, mas não com frequência exagerada.
Avaliações periódicas do Médico Veterinário são importantes para prevenção e ações terapêuticas precoces para possíveis problemas que possam surgir. Animais que fazem uso de medicamentos para cuidados paliativos, devem ter o fígado avaliado com maior frequência, pois muitas drogas são metabolizadas pelo fígado e podem, a longo prazo, causar alguma influência em suas atividades.
Existe uma dieta mais indicada para um animal hepatopata?
Existe sim, um paciente com fígado comprometido deve ter suas necessidades nutricionais supridas de forma “ótima”, assim as funções necessárias do fígado serão minimizadas e este órgão poderá ser preservado, com a consequente melhora da qualidade de vida.
Quais mudanças podem promover o bem-estar do animal e evitar doenças hepáticas?
Dieta equilibrada, exercícios periódicos, pouco estresse, controle de doenças coexistentes, tudo devidamente adequado para a fase de vida do cão e recomendado por um Médico Veterinário.
A Dra. Rita Maria Venancio Mangrich Rocha possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor adjunto nível 3 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica Clínica, patologia clínica veterinária e metabolismo animal.
Quer saber mais sobre a saúde animal? Confira outros artigos do blog:
Doenças infecciosas em felinos e sua prevenção
A Cinomose canina é definida por ser uma doença grave e de alta mortalidade
Hepatite Infecciosa canina pode causar a morte de cães ainda jovens