5 dicas para ajudar os Médicos Veterinários a descartar e prevenir a PIF (Peritonite Infecciosa Felina)
Reunimos cinco dicas para descartar e evitar que o Coronavírus Felino (FCoV) se desenvolva na mutação mortal da Peritonite Infecciosa Felina (PIF). Confira:
Recentemente falamos sobre os efeitos que o Coronavírus Felino (FCoV) pode ter em gatos. Na verdade, impressionantes 80% dos lares com vários gatos estão infectados pelo Coronavírus Felino (FCoV).
Felizmente, a maioria dos gatos infectados não mostra sinais de doença e permanece saudável. Mas, como você provavelmente sabe, a mutação do FCoV para o vírus da peritonite infecciosa felina (PIF) pode ser fatal.
A PIF geralmente afeta 12% dos gatos infectados com FCoV, principalmente com idade entre 3 meses e 2 anos e que vivem em ambientes urbanos com alta população de gatos.
Por isso é importante saber o que fazer em tal situação, para aumentar a conscientização entre os tutores de gatos, e também descartar e prevenir que gatos infectados com FCoV desenvolvam PIF.
Se você suspeita que um gato tem FCoV, você deve seguir as próximas 5 dicas:
Dica # 1: use um teste de anticorpos FCoV para identificar gatos com PIF (alto título de anticorpos associado aos sinais clínicos da doença é forte indicativo de PIF).
Dica # 2: teste qualquer novo gato que for introduzido em um ambiente com vários gatos.
Dica # 3: realize teste para anticorpos FCoV em gatos jovens. Isso é extremamente importante!
Dica # 4: teste o gato antes que ele experimente uma situação estressante, pois ambientes estressantes aumentam o risco de PIF.
Dica # 5: leve em consideração a sensibilidade do teste de anticorpos FCoV, já que você não deseja obter um resultado falso negativo.
Gostou das dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog!
Confira Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus felino (FCoV) – Por Dra Revital Netta e leia mais Anticorpos e a diferença entre IgM e IgG
Saiba mais sobre o que você pode fazer para ajudar a proteger os gatos dos seus pacientes contra a PIF, conferindo o webinar da Dra. Diane D. Addie, uma pioneira na área que tem trabalhado muito para aumentar a conscientização sobre a PIF, bem como encontrar maneiras de diagnosticar e prevenir o Coronavírus Felino e a PIF.
Este conteúdo foi traduzido pela Dra. Gisele Tesseroli, Médica Veterinária da VP Diagnóstico, a partir do artigo postado no Blog da Biogal. Acesse o conteúdo original em inglês aqui.
Créditos das imagens: Pexels