Notícias

Publicações internacionais, noticias e artigos científicos.

Em atividade recente, alunos do 3º período de Medicina Veterinária da UNISOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina  testaram o VacciCheck®.  A atividade aconteceu durante a aula prática de testes Imunobiológicos, da disciplina de Imunologia. Os testes foram coordenados pelo Professor Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade, com quem conversamos. Confira como foi a experiência:

VP Diagnóstico - Professor, essa foi a primeira vez que o VacciCheck® foi utilizado em uma experiência prática junto aos alunos? Esse tipo de teste rápido já é utilizado pelos acadêmicos? 
Sim, foi a primeira vez que utilizamos o Vaccicheck com os alunos. Não, infelizmente não é freqüente o uso de kits rápidos imunológicos em aulas práticas, na maioria das instituições de ensino superior.

VP Diagnóstico - Quais foram as impressões dos estudantes e qual a importância de atividades como essa para a formação de novos profissionais?
Os alunos adoraram, uma vez que expressa a realidade colocada em sala de aula. Acredito que contribui muito, pois os alunos têm a oportunidade de realizar um teste que, teoricamente, só terão acesso na vida profissional.
VP Diagnóstico - A pesquisa na área imunológica é de grande importância para a evolução da Medicina Veterinária. Quais são os desafios que os jovens profissionais devem enfrentar dentro e fora da academia nesse cenário?
Acredito que o maior desafio é correlacionar os sinais clínicos do paciente com o teste imunológico mais adequado e também a interpretação correta dos resultados encontrados.
VP Diagnóstico - Com o teste VacciCheck® é possível obter os resultados para três doenças: ICH/CAV, CPV e CDV, simultaneamente em 28 minutos. Quais outras vantagens o Sr. destacaria nesse produto? 
Alta sensibilidade e especificidade, fácil execução e interpretação.
 
Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade
Médico Veterinário, Mestre e Doutor pela UFPR, professor de Microbiologia e Imunologia, do curso de Medicina Veterinária da UNISOCIESC - Curitiba. Os alunos do 3o período de Med. Vet. estavam na aula prática de testes Imunobiológicos, da disciplina de Imunologia.
24/05/2019 - Notícias

Estudantes de Medicina Veterinária da UNISOCIESC utilizam VacciCheck® em aula.

Em atividade recente, alunos do 3º período de Medicina Veterinária da UNISOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina  testaram o VacciCheck&...

Saiba Mais
Alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (UNESA), do Rio de Janeiro, realizam atividade em laboratório utilizando o  kit Vaccicheck®.
Em atividade realizada na disciplina de Imunologia, ministrada pelo Doutor em Microbiologia e Médico Veterinário Flávio Gimenis Fernandes, os alunos Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (UNESA) utilizaram o kit Vaccicheck®.
A ideia do professor e pesquisador foi estimular seus estudantes para avaliar o estado imunitário de animais através de um teste rápido e que fornece resultados eficazes. Com o uso do Vaccicheck® os alunos puderam realizar verificação prática de títulos vacinais e a validação pós-vacinação em amostras de sangue e plasma.
A experiência prática é fundamental para que os graduandos realizem a aplicação e interpretação de técnicas diagnósticas na medicina veterinária, correlacionando o diagnóstico e prognóstico das doenças infecciosas e parasitárias que acometem cães e gatos.
O VacciCheck® é um kit de avaliação rápida para a verificação vacinal. Ele é utilizado para a checagem do estado de imunidade de cães sobre três patógenos: Hepatite infecciosa Canina (ICH/CAV), Parvovirose Canina (CPV) e a Cinomose Canina (CDV). Aqui no Blog contamos mais sobre o uso do Vaccicheck® e você pode conferir aqui.
Flávio Gimenis é Professor e pesquisador. Graduado em Medicina Veterinária, Especialista em Microbiologia, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Extensionista no projeto Global Incidence of Multidrug-Resistant Tuberculosis no Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa – Portugal (IHMTL).
Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Professor Flávio Gimenis, acesse o site dele aqui.  Se você deseja realizar uma atividade semelhante junto ao seus acadêmicos, entre em contato com a VP Diagnóstico.
15/04/2019 - Notícias

Estudantes de Medicina Veterinária testam o kit Vaccicheck®

Alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (UNESA), do Rio de Janeiro, realizam atividade em la...

Saiba Mais
A One Health Veterinary - Centro de Hemoterapia Pet do Distrito Federal, convida o Prof. Dr. Francisco Anilton Alves Araujo - Dsc. para coordenar a discussão sobre  "PROTOCOLO VACINAL CANINO: PERSPECTIVAS PARA MUDANÇAS!".

Data: 09.01.2019

Horário: 19h30

Local: One Health Veterinary  
04/01/2019 - Notícias

"PROTOCOLO VACINAL CANINO: PERSPECTIVAS PARA MUDANÇAS!".

A One Health Veterinary - Centro de Hemoterapia Pet do Distrito Federal, convida o Prof. Dr. Francisco Anilton Alves Araujo - Dsc. para coordenar a discuss&atil...

Saiba Mais
A VP Diagnóstico apoia o espetáculo "O Nosso Circo" que faz parte do  Festival de Teatro de Curitiba.

Serão duas apresentações nos dias 07 e 08 de abril de 2018, no TUC - Teatro Universitário de Curitiba.
06/04/2018 - Notícias

A VP Diagnóstico apoia o espetáculo "O Nosso Circo" do Festival de Teatro de Curitiba.

A VP Diagnóstico apoia o espetáculo "O Nosso Circo" que faz parte do Festival de Teatro de Curitiba. Serão duas apresentaçõ...

Saiba Mais