Notícias

Publicações internacionais, noticias e artigos científicos.

VP Diagnóstico participa do Simpósio Brasileiro de Saúde de Longevidade Pet. 
 
CHAMADA 
Entre os dias 12 e 13 de outubro a VP Diagnóstico esteve presente do Simpósio Brasileiro de Saúde de Longevidade Pet, em São Paulo. Saiba mais como foi:
 
PRIMEIRO PARÁGRAFO PARA O BLOG NO SITE NOVO
 
 
O Simpósio Brasileiro de Saúde de Longevidade Pet, considerado o maior em medicina veterinária preventiva no país,  aconteceu nos dias 12 e 13 de outubro. O evento teve o objetivo de transmitir conhecimento para a promoção da saúde, qualidade de vida e longevidade dos pets. Conversamos com a Dra. Diana Romão, que estiveram por lá, e nos contam como foi o evento. 
 
TEXTO  / PERGUNTAS
 
 
"Saúde e longevidade ou longevidade da saúde?" Esse foi o tema da palestra de abertura do Simpósio de Saúde e Longevidade Pet. Como a Medicina Veterinária tem evoluído nessa temática?
 
A medicina de cães e gatos têm abordado cada vez mais, embora de forma ainda incipiente, a necessidade de uma medicina holística e preventiva para oferecer mais longevidade com qualidade de vida aos nossos pacientes! É um trabalho de formiguinha, onde usamos inicialmente as palavras para desconstruir e construir idéias até conseguirmos mudar uma cultura!
 
 
 
Congressos trazem muitas trocas e é uma  experiência intensa de conhecimento. Qual a maior contribuição desses eventos para o seu dia a dia? 
 
 
O contato com profissionais de renome sempre acrescenta muito na nossa conduta! Além disso, por vezes ficamos cansados de "lutar contra a corrente" em um ambiente cheio de profissionais fechados para a utilização de uma abordagem integrativa! O contato com pessoas que trabalham na mesma linha que você e têm o mesmo sonho é revigorante e estimulante! Retorno à minha cidade muito motivada a difundir esse conhecimento!
 
 
Dentre os temas abordados no Simpósio, qual foi o mais relevante para a sua prática profissional? Porquê?
 
Pouco conhecia sobre a utilização terapêutica da Cannabis sp. Com certeza, assim que possível, ela entrará nos meus protocolos dada a sua eficácia no controle da dor e comprometimento neurológico, pois tenho grande demanda nessa área! Além disso, minha consulta inicial será ainda mais demorada para abordar vários aspectos negligenciados, mas que fazem muita diferença na qualidade de vida do paciente!
 
 
IMAGEM  Diana Romão
 
 CV
Diana Romão é Graduada em medicina veterinária desde 2007 pela universidade estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Ciências Veterinárias pela mesma instituição em 2009. Pós-graduação em acupuntura. Pós-graduação em clínica e cirurgia de cães e gatos. Atuação em nutrição e medicina nutracêutica de cães e gatos desde 2014
 
 
 
 
Veja como foi o evento no registro realizado pela Pet Viva Mais.
22/10/2019 - Notícias

VP Diagnóstico participa do Simpósio Brasileiro de Saúde de Longevidade Pet.

Entre os dias 12 e 13 de outubro a VP Diagnóstico esteve presente no Simpósio Brasileiro de Saúde de Longevidade Pet, em São Paulo. Sa...

Saiba Mais
Em atividade recente, alunos do 3º período de Medicina Veterinária da UNISOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina  testaram o VacciCheck®.  A atividade aconteceu durante a aula prática de testes Imunobiológicos, da disciplina de Imunologia. Os testes foram coordenados pelo Professor Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade, com quem conversamos. Confira como foi a experiência:

VP Diagnóstico - Professor, essa foi a primeira vez que o VacciCheck® foi utilizado em uma experiência prática junto aos alunos? Esse tipo de teste rápido já é utilizado pelos acadêmicos? 
Sim, foi a primeira vez que utilizamos o Vaccicheck com os alunos. Não, infelizmente não é freqüente o uso de kits rápidos imunológicos em aulas práticas, na maioria das instituições de ensino superior.

VP Diagnóstico - Quais foram as impressões dos estudantes e qual a importância de atividades como essa para a formação de novos profissionais?
Os alunos adoraram, uma vez que expressa a realidade colocada em sala de aula. Acredito que contribui muito, pois os alunos têm a oportunidade de realizar um teste que, teoricamente, só terão acesso na vida profissional.
VP Diagnóstico - A pesquisa na área imunológica é de grande importância para a evolução da Medicina Veterinária. Quais são os desafios que os jovens profissionais devem enfrentar dentro e fora da academia nesse cenário?
Acredito que o maior desafio é correlacionar os sinais clínicos do paciente com o teste imunológico mais adequado e também a interpretação correta dos resultados encontrados.
VP Diagnóstico - Com o teste VacciCheck® é possível obter os resultados para três doenças: ICH/CAV, CPV e CDV, simultaneamente em 28 minutos. Quais outras vantagens o Sr. destacaria nesse produto? 
Alta sensibilidade e especificidade, fácil execução e interpretação.
 
Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade
Médico Veterinário, Mestre e Doutor pela UFPR, professor de Microbiologia e Imunologia, do curso de Medicina Veterinária da UNISOCIESC - Curitiba. Os alunos do 3o período de Med. Vet. estavam na aula prática de testes Imunobiológicos, da disciplina de Imunologia.
24/05/2019 - Notícias

Estudantes de Medicina Veterinária da UNISOCIESC utilizam VacciCheck® em aula.

Em atividade recente, alunos do 3º período de Medicina Veterinária da UNISOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina  testaram o VacciCheck&...

Saiba Mais
Alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (UNESA), do Rio de Janeiro, realizam atividade em laboratório utilizando o  kit Vaccicheck®.
Em atividade realizada na disciplina de Imunologia, ministrada pelo Doutor em Microbiologia e Médico Veterinário Flávio Gimenis Fernandes, os alunos Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (UNESA) utilizaram o kit Vaccicheck®.
A ideia do professor e pesquisador foi estimular seus estudantes para avaliar o estado imunitário de animais através de um teste rápido e que fornece resultados eficazes. Com o uso do Vaccicheck® os alunos puderam realizar verificação prática de títulos vacinais e a validação pós-vacinação em amostras de sangue e plasma.
A experiência prática é fundamental para que os graduandos realizem a aplicação e interpretação de técnicas diagnósticas na medicina veterinária, correlacionando o diagnóstico e prognóstico das doenças infecciosas e parasitárias que acometem cães e gatos.
O VacciCheck® é um kit de avaliação rápida para a verificação vacinal. Ele é utilizado para a checagem do estado de imunidade de cães sobre três patógenos: Hepatite infecciosa Canina (ICH/CAV), Parvovirose Canina (CPV) e a Cinomose Canina (CDV). Aqui no Blog contamos mais sobre o uso do Vaccicheck® e você pode conferir aqui.
Flávio Gimenis é Professor e pesquisador. Graduado em Medicina Veterinária, Especialista em Microbiologia, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Extensionista no projeto Global Incidence of Multidrug-Resistant Tuberculosis no Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa – Portugal (IHMTL).
Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Professor Flávio Gimenis, acesse o site dele aqui.  Se você deseja realizar uma atividade semelhante junto ao seus acadêmicos, entre em contato com a VP Diagnóstico.
15/04/2019 - Notícias

Estudantes de Medicina Veterinária testam o kit Vaccicheck®

Alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (UNESA), do Rio de Janeiro, realizam atividade em la...

Saiba Mais
A One Health Veterinary - Centro de Hemoterapia Pet do Distrito Federal, convida o Prof. Dr. Francisco Anilton Alves Araujo - Dsc. para coordenar a discussão sobre  "PROTOCOLO VACINAL CANINO: PERSPECTIVAS PARA MUDANÇAS!".

Data: 09.01.2019

Horário: 19h30

Local: One Health Veterinary  
04/01/2019 - Notícias

"PROTOCOLO VACINAL CANINO: PERSPECTIVAS PARA MUDANÇAS!".

A One Health Veterinary - Centro de Hemoterapia Pet do Distrito Federal, convida o Prof. Dr. Francisco Anilton Alves Araujo - Dsc. para coordenar a discuss&atil...

Saiba Mais
A VP Diagnóstico apoia o espetáculo "O Nosso Circo" que faz parte do  Festival de Teatro de Curitiba.

Serão duas apresentações nos dias 07 e 08 de abril de 2018, no TUC - Teatro Universitário de Curitiba.
06/04/2018 - Notícias

A VP Diagnóstico apoia o espetáculo "O Nosso Circo" do Festival de Teatro de Curitiba.

A VP Diagnóstico apoia o espetáculo "O Nosso Circo" que faz parte do Festival de Teatro de Curitiba. Serão duas apresentaçõ...

Saiba Mais