Voltar

O que é toxoplasmose?

12/08/2019 - Informação

O que é toxoplasmose? 

Saiba qual é o papel dos felinos domésticos no ciclo da doença.

Para compreender melhor a transmissão, suas causas e o papel dos gatos nessa doença, conversamos com a Dra. Fernanda Kindler Marques,  que é especialista em felinos e atua na Clínica Feline - Medicina Interna e Comportamental Felina. 

 

VP Diagnóstico - O que é toxoplasmose e qual o papel dos felinos domésticos no ciclo da doença?

A Toxoplasmose é uma doença de carácter zoonótico causada pelo protozoário Toxoplasma gondii que pode infectar humanos, gatos e outros animais. Os gatos são sempre associados a doença pelo fato de serem os hospedeiros definitivos do protozoário, ou seja, é neles que o agente infeccioso realiza seu ciclo biológico para ser eliminado nas fezes do animal em forma de oocistos (ovos).

No entanto, nem sempre o parasita vai se reproduzir no organismo do gato, e nesse caso não serão eliminados. Porém, a maior fonte de infecção para os humanos encontra-se nos alimentos que são ingeridos e encontram-se mal lavados como verduras e frutas, e carnes cruas.

 

VP Diagnóstico - Qual a importância de fazer sorologia para toxoplasma no gato?

É importante fazer a sorologia, pois os gatos podem disseminar a doença eliminando milhares de oocistos nas fezes e contaminando o meio ambiente. Portanto a sorologia vai esclarecer se o gato possui os anticorpos contra o toxoplasma gondii, e se ele está doente, imune ou se é potencialmente transmissor.

Os animais devem ser avaliados quando apresentarem alterações oculares, neurológicas e gastrointestinais, principalmente sinais de febre, anorexia, letargia, dificuldade respiratória, dores musculares e icterícia.

 

VP Diagnóstico - Meu gato tem anticorpos contra Toxoplasma. O que isso significa?

Depende, o animal pode ter sido infectado recentemente e o organismo do animal estar produzindo anticorpos contra o T. gondii, a fim de eliminar a infecção. Ele pode estar infectado e produzindo os anticorpos contra o agente infeccioso, porém já em uma fase de recuperação da infecção. Ou o animal pode ter adquirido a infecção durante algum momento da sua vida e agora ele apresenta anticorpo em seu organismo.

 

VP Diagnóstico - Quais cuidados devem ser tomados em relação às fezes e caixa de areia dos gatos?

É necessário limpar as caixas de areia diariamente, pois os oocistos liberados nas fezes esporulam após 48 horas no ambiente. Medidas de higiene como usar luvas, lavar as mãos após manipular a caixa de areia e lavar com sabão a caixa periodicamente são importantes na prevenção dessa doença.

 

VP Diagnóstico - O gato que tem anticorpos contra Toxoplasma deve receber tratamento?

O animal só vai receber tratamento se apresentar sinais clínicos da doença.

 

VP Diagnóstico - Quais cuidados a gestante deve ter para evitar a Toxoplasmose?

Seguir todos os cuidados de higiene com a caixa de areia do seu gato (preferencialmente deve ser feita por outra pessoa ou usar luvas), lavar bem as mãos após limpar as caixas de areia, não consumir carne crua ou mal passada, lavar bem verduras, legumes e frutas, beber água de fontes limpas, e não entrar em contato com areia e terra de locais públicos, e determinar o estado infeccioso de uma mulher antes que ela engravide.

 

Você tem gato em casa?

A VP Diagnóstico oferece um teste Dot-Elisa que determina no soro de gatos, a presença do anticorpo IgG da iToxoplasma gondii e Chlamydophila sp. O ImmunoComb Toxoplasma & Chlamydophila Felina tem fácil aplicação e os resultados são obtidos em 40 minutos.

Saiba mais sobre o produto aqui.

 

Dra Fernanda Kindler Marques

Dra. Fernanda Kindler Marques

Formada pela Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos (Qualittas). É membro da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos (ABFel) e Proprietária da Clínica Feline - Medicina Interna e Comportamental Felina. 

Clínica Feline - Medicina Interna e Comportamental Felina

Siga a medicinafelinarp no Instagram.

 

Quer saber mais sobre o assunto?
- O site do Ministério da Saúde reúne um material completo sobre a Toxoplasmose.
- Saiba mais sobre os últimos registros da doença no site do NEXO e da Folha de São Paulo.

- Leia mais sobre a relação da doença com a gravidez no site da BBC.

- Você ainda pode assistir o programa Ligado em Saúde, da Fiocruz, para conferir mais orientações.