Voltar

O que é Clamidiose felina?

12/08/2019 - Informação

O que é Clamidiose felina?

 

A clamidiose felina é uma doença altamente contagiosa. Causada pela bactéria Chlamydophila sp, afeta o sistema respiratório e olhos dos gatos, podendo levar ao desenvolvimento de conjuntivite.  

Para compreender melhor a doença, seu diagnóstico e tratamento, a Dra. Fernanda Kindler Marques, que é especialista em felinos e atua na Clínica Feline - Medicina Interna e Comportamental Felina, respondeu algumas perguntas enviadas em nossas redes sociais. 

 

VP Diagnóstico - O que é Clamidiose felina?

É uma doença contagiosa que afeta trato ocular e respiratório dos gatos. É prevalente em grandes populações ou locais com alta densidade como abrigos e gatis, e afeta principalmente indivíduos jovens e não imunizados. É uma zoonose, ou seja, pode acometer seres humanos também, mas sua ocorrência não é comum.

 

VP Diagnóstico - Qual a importância de realizar sorologia para Chlamydophila no gato doméstico?

Gatos não vacinados , devem ser testados para controle de prevalência da doença, vacinação e tratamento adequado.

 

VP Diagnóstico - Quais os sinais clínicos no gato com Clamidiose?

Os sintomas são geralmente oculares que podem ser agudos ou crônicos como conjuntivite, secreção serosa que evolui para mucosa, hiperemia conjuntival, edema, blefarospasmo. Também pode causar febre branda, rinite, espirros e perda de massa corporal. Nas formas mais graves da doença os sintomas podem ser claudicação, abortamento, infertilidade e mortalidade neonatal.

 

VP Diagnóstico - Meu gato é positivo para Chlamydophila sp. Que cuidados devo tomar?

O sistema imune de alguns gatos é capaz de eliminar a infecção. Para os positivos, mesmo que assintomáticos, é recomendado que se faça um tratamento de longa duração.

Caso possua mais gatos em casa que não sejam vacinados, é importante que o animal positivo seja isolado para não gerar um surto da doença. Além disso, deve-se tomar cuidado com a higienização das mãos após manipular um felino doente, a fim de evitar a contaminação de outros animais e humanos.

Você tem gato em casa?

 A VP Diagnóstico oferece um teste Dot-Elisa que determina no soro de gatos, a presença do anticorpo IgG da Toxoplasma gondii e Chlamydophila sp. O ImmunoComb Toxoplasma & Chlamydophila Felina tem fácil aplicação e os resultados são obtidos em 40 minutos.

Saiba mais sobre o produto aqui.

 

 Dra Fernanda Kindler

Dra. Fernanda Kindler Marques

Formada pela Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos (Qualittas). É membro da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos (ABFel) e Proprietária da Clínica Feline - Medicina Interna e Comportamental Felina. 

Clínica Feline - Medicina Interna e Comportamental Felina

Siga a medicinafelinarp no Instagram.

 

 

Quer saber mais sobre o assunto? 

- Acesse o Canal do Pet

- Estudo sobre a relação entre cães, gatos e zoonoses, realizado pela Consultoria Legislativa.