Voltar

Kit RapidVet-D na prática. Saiba mais sobre esse teste dermatológico.

01/11/2019 - Informação

Conversamos com a Dra. Helena Kyoko Abe, do Laboratório PaddockTiba, sobre doenças dermatológicas e também sobre o uso prático do kit RapidVet-D, produto utilizado na identificação de dermatófitos em cavalos. Confira. 

 

Qual é a importância de um teste dermatológico para os animais?

 A Identificação do agente é importante para direcionar o tratamento do paciente, evitando uso inadequado de medicamentos e recidivas da dermatite.

 

Quais são as principais doenças dermatológicas em animais domésticos?

Infecções por fungos ou bactérias, dermatite atópica e dermatite alérgica a picada de ectoparasitas. 

 

Como os médicos veterinários dermatologistas reconhecem doenças e elaboram diagnósticos? 

De acordo tipo de lesão, localização, ambiente que o animal fica. O diagnóstico é confirmado por exame parasitológico, citologia, bacteriologia e micologia.

 

Como os médicos veterinários escolhem os exames laboratoriais mais adequados para doenças dermatológicas?  Todos necessitam ir para o laboratório?

Pela aparência das lesões e sinais clínicos apresentados pelo paciente. Nem sempre é necessário o uso de exames laboratoriais, tem dermatite que o diagnóstico é visual ou pela Otoscopia feito através do exame clínico.

 

O que são dermatófitos e quais espécies infectam os animais?

São fungos que podem ser patogênicos ou não. Os principais fungos patogênicos são:  Epidermophyton, Trichophyton, leveduras, Microsporum canis.

 

Exame dermatofito    Exame 2

Registro do teste realizado no Laboratório PaddockTiba, observou-se o crescimento do fungo Epidermophyton (amostra de pelo de cavalo).

 

Kit RapidVet-D foi desenvolvido para auxiliar no diagnóstico da condição dermatológica de cães, gatos, coelhos e cavalos. A  Dra. Helena testou o produto e contou como foi sua experiência:

 

Qual é o diferencial do kit RapidVet-D* sobre outros produtos disponíveis?

O resultado é rápido, e muda a coloração do meio quando tem crescimento de alguns fungos patogênicos.

 

*RapidVet Dermatology – kit para identificação de dermatófitos.

 

Padock

Dra. Helena Kyoko Abe é formada pela UFPR, proprietária do Laboratório PaddockTiba de Análises Clínicas Veterinárias, fundado em 1989, e atua no Jockey  club do Paraná com foco com na Medicina Equina.

 

Para saber mais sobre o  kit RapidVet-D, acesse o artigo sobre essa linha  de Kits dermatológicos aqui.  Conheça a Linha de Kits Dermatológicos RapidVet-D

Error
Whoops, looks like something went wrong.