Voltar

A Neosporose é uma doença grave. Saiba mais sobre causas e diagnóstico.

15/10/2019 - Informação

Conversamos com o Dr. Danilo Francisco Los, MelkLab Laboratório Veterinário, sobre a Neospora e como o kit ImmunoComb Bovine Neospora pode ajudar no diagnóstico da doença.

 

O kit ImmunoComb Bovine Neospora é um novo produto da VP Diagnóstico. O Kit determina anticorpos IgG de Neospora caninum no soro e leite de bovinos e foi testado pelo  Dr. Danilo Francisco Los. Confira como foi a experiência e saiba mais sobre a doença.

 

Bovinos. Crédito: Gisele Ludwig Tesserolli

Bovinos. Crédito: Gisele Ludwig Tesserolli


A Neosporose é uma doença que pode trazer muitos  prejuízos para o manejo reprodutivo das propriedades. Como a prevenção vem sendo realizada nos últimos anos? 

Pouco tem sido feito nos últimos anos com relação a esta doença, pois o diagnóstico não era tão acessível  e as medidas de controle não eram muito difundidas, porém, com a maior facilidade de diagnosticar os animais, pode ser realizado uma triagem e adotar medidas mais eficazes pensando no rebanho como um todo e não apenas no indivíduo. Talvez o que era mais difundido,  porém não muito praticado era o controle do acesso de cães aos locais de alimentação e água dos bovinos.



Uma das formas de contágio dos bovinos pela Neosporose se dá pelo contato com os cães, quais as ações devem ser feitas para evitar essa transmissão? Outros animais também podem causar essa transmissão?

Evitar o acesso dos cães aos locais de alimentação e água dos bovinos, assim como o acesso dos mesmos aos galpões onde são armazenados o mineral e a  ração. Também evitar que os cães tenham acesso a restos placentários, fetos abortados e carcaças de bovinos. Apenas os cães transmitem o neoporose pois são hospedeiros intermediários, porém a transmissão pode ser vertical, ou seja, da mãe para o filho.

 

A cidade de Castro é conhecida por ter uma das maiores bacias leiteiras do país. Os produtores de leite da região procuram pelo teste de Neospora  bovino?

Sim, a procura tem aumentado de forma gradativa.

 

Pente do kit ImmunoComb Bovine Neospora. Crédito: Dr. Danilo Francisco Los  Pente resultado Neospora

Pente do kit ImmunoComb Bovine Neospora. Crédito: Dr. Danilo Francisco Los

 

É a primeira vez que o MelkLab utiliza um teste dot-ELISA para diagnóstico de Neospora bovino?

Sim, primeira vez.

 

O kit ImmunoComb Bovine Neospora determina anticorpos IgG de Neospora caninum no soro e leite de bovinos. Que outras vantagens vocês destacariam nesse produto?

A facilidade de acesso ao diagnóstico e o fato de poder ser pelo leite, o que facilita muito pensando em bovinos leiteiros, além da confiabilidade nos resultados.
 

Dr. Danilo Francisco Los é Médico Veterinário formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Especialista em Clínica, Cirurgia e Reprodução de Bovinos Leiteiros. Responsável Técnico pelo MelkLab Laboratório Veterinário, Colônia Castrolanda, Castro-PR.


 

Quer saber mais sobre o assunto? 

Escreva para nós.